Casa de Mulher

Mulher Empreendedora
Você está em: Palavra de Mulher > Casa de Mulher

As cores na decoração do quarto das crianças

Postado por | 02/07/2013

As cores na decoração do quarto das criançasEscolher um esquema de cores para um quarto infantil pode ser complicado. No entanto, na esperança de fugir do padrão rosa ou azul, muitos pais apostam em tons fortes e diferentes. Afinal, comprar tinta não é exatamente uma ciência, certo?

Na verdade, é. Basta perguntar aos executivos de marketing que gastam milhões em pesquisas sobre a influência das cores em nossas vidas (e compras!).

Estudos psicológicos – realizados no início por empresas de publicidade – sugerem que a opção de cor pode influenciar o humor e o comportamento de uma pessoa, estimular o cérebro e do corpo e até mesmo afetar a saúde.

Os especialistas em marketing têm usado esses resultados por décadas. A decoração da sua academia, do salão de beleza e até mesmo seu restaurante favorito provavelmente foram projetados para afetar tudo, desde o seu humor até seu apetite.

Mas a psicologia das cores pode ser usada para outras finalidades. Estudos científicos também descobriram que a exposição a determinadas cores pode melhorar hábitos de sono, aumentar o poder de memória e até mesmo melhorar o desempenho acadêmico – excelentes benefícios para as mentes e corpos em crescimento das crianças.

Se você está montando o quarto do seu filho, antes de abrir a lata de tinta, conheça os efeitos psicológicos das suas cores escolhidas.

Cores quentes

Em geral, as cores quentes provocam felicidade e conforto, criando intimidade e tornando espaços abertos um pouco mais confortáveis. Tons ousados de vermelho, laranja e amarelo podem estimular a mente e ter um efeito energizante no corpo – benéfico para o crescimento e desenvolvimento. Mas, cuidado, essas cores podem ser difíceis na hora de colocar sua criança super ativa para dormir à noite.

Assim, as cores quentes são mais bem utilizadas com moderação. Em vez de pintar uma sala inteira de um amarelo forte ou vermelho vibrante, use em um detalhe em uma única parede ou em alguns acessórios. Você pode também combinar cores quentes com tons mais frios para criar um senso de equilíbrio e moderar os efeitos negativos.

Vermelho é uma cor altamente emotiva, que excita e energiza o corpo, aumentando a frequência cardíaca, pressão arterial e respiração. Seu filho adora esportes? Alguns estudos sugerem que as emoções associadas à cor vermelha aumentam a capacidade atlética. No entanto, o vermelho também está associado com aumento da agressividade, incapacidade de se concentrar e até com dores de cabeça. Algumas pesquisas sugerem que a exposição a essa tonalidade podem até prejudicar o desempenho acadêmico do seu filho .

O rosa é universalmente amado por meninas. A cor evoca empatia e feminilidade e cria uma atmosfera calmante. No entanto, apesar de uma sensação inicial serena, rosa pode tornar-se irritante ao longo do tempo, levando a agitação e ansiedade. Sua princesa pode amar esse tom agora, mas esteja preparada para ela rejeitá-lo no futuro.

Uma cor brilhante e alegre, o amarelo é associado à felicidade e motivação. Em sua tonalidade suave, promove a concentração, enquanto tons mais vibrantes podem estimular a memória e aumentar o metabolismo. No entanto, muito amarelo pode evocar sentimentos de raiva e frustração, resultando bebês hiperestimulados.

Laranja tem características acolhedoras e uma natureza nitidamente social, inspirando a comunicação interpessoal e socialização. Como o amarelo, laranja demais pode ser estimulante demais. Use com moderação.

Cores frias

Vamos falar de cores frias, como cinza, roxo e azuis. Elas têm um efeito calmante sobre o corpo e podem tornar o ambiente relaxante e espaçoso. No entanto, cores escuras e frias evocam algo de tristeza e devem ser usadas com moderação.

Apesar de sua natureza suave, cores frias não são particularmente convidativas e podem deixar o ambiente frio e reservado. Suavize o efeito com tons neutros cremosos e tecidos leves e acessórios confortáveis na decoração.

Azul acalma a mente e o corpo, diminuindo a pressão arterial, freqüência cardíaca e respiração e sentimentos de ansiedade e agressividade. Crianças que têm problemas para dormir ou estão propensas a acessos de raiva e outros problemas comportamentais podem se beneficiar de um ambiente azul. Os efeitos físicos do azul também resfriam o corpo, criando um oásis refrescante em locais quentes e úmidos.

Roxo está ligado à sabedoria e à espiritualidade, combina a estabilidade do azul e a energia do vermelho, assumindo as características dessas duas cores. Também passa uma sensação de luxo e está associado à riqueza e realeza.

Verde simboliza a natureza e, assim, promove um ambiente sereno e calmante. Tem a ver com cura, saúde e bem-estar. A cor acalma, reduz a ansiedade e promove a concentração. Pesquisas apontam que a exposição a esse tom pode aumentar a capacidade de leitura: ao colocar uma folha transparente verde no topo de um texto, alunos melhoraram a sua velocidade de leitura e compreensão.

Enquanto a ciência pode fazer generalizações úteis, lembre-se que as respostas psicológicas são profundamente pessoais. Você pode ter sentimentos diferentes em relação a uma cor com base nas suas preferências pessoais e culturais – e isso é bom. Se o seu menino adora a cor vermelha, não se preocupe com os pontos negativos. O cérebro é projetado para identificar o que precisa e gosta. Em outras palavras, se o seu bebê está feliz, seu cérebro está feliz também.

Maria Eduarda OliveiraPublicado por: Maria Eduarda Oliveira (20 Posts)

Mãe da Pietra, esposa do Juliano, filha da Dona Marli e do Seu Otávio. Blogueira nas horas vagas e mãe em tempo integral.


Leia todas as notícias em Casa de Mulher