Casa de Mulher

Mulher Empreendedora
Você está em: Palavra de Mulher > Casa de Mulher

Como pintar uma parede de listras

Postado por | 03/07/2013

Como pintar uma parede de listrasMude a cara do seu quarto ou da sua sala com uma linda parede de listras.

Veja como fazer.

Você vai precisar de:

  • Duas cores diferentes de tinta – uma para base e outra para a listra. Certifique-se de que elas sejam contrastantes ou complementares.
  • Dica: você pode até pintar mais do que uma listra ou tom sobre tom (usar a mesma cor para duas listras com tonalidades diferentes), então pense bem antes de comprar a tinta.
  • Fita adesiva leve de 3 a 6 cm de largura
  • Brocha de rolo grande e pequena
  • Lápis ou giz para marcar as linhas
  • Fita métrica e nivelador

Etapa 1

Escolha listras verticais ou horizontais. Listras horizontais fazem um quarto parecer mais espaçoso; listras verticais fazem o teto parecer mais alto. Pintar listras é uma técnica muito simples e o efeito final pode mudar totalmente o tamanho percebido e a dimensão de uma sala. Apenas lembre-se de medir e colocar a fita com cuidado.

Etapa 2

Quando você tiver todos os suprimentos e a sala estiver limpa para a pintura, pinte a camada de base na parede usando a mais clara das duas cores que você decidiu usar primeiro. Deixe secar por pelo menos 4 horas ou durante a noite para obter um melhor resultado.

Etapa 3

Após a camada de base estar completamente seca, comece a medir e marcar as paredes para as listras. Meça a parede, começando no canto que é menos visto. Em seguida, divida a parede. As listras devem ter entre 10 e 30 cm de largura.

Dica: Largura inferior a 10 centímetros seria muito estreita e maior do que 30 cm, pesada demais. Coloque a primeira tira de fita no canto em que começou a medir.

Etapa 4

Usando uma fita métrica, marque a parede com linhas correspondentes à largura das listras que deseja pintar, isso irá evitar que tenha que medir cada faixa conforme pinta a parede.

Se suas listras vão ter a mesma largura, meça a parede e divida por esse número ou meça a parede e divida por um número ímpar para chegar a uma largura de faixa desejada.

Dica: Um número ímpar de listras vai assegurar que as listras nos cantos serão da mesma cor. Isso torna o projeto mais coeso. Se você pretende pintar todas as paredes com listras, é preciso fazer esse ajuste.

Etapa 5

Em seguida, use um nível ou borda reta para criar o contorno de suas listras.

Dica: Lembre-se que, porque você vai pintar apenas algumas das listras, precisa que a fita fique fora do padrão, de modo que todas as outras matrizes estejam dentro da fita. Certifique-se de colocar a fita fora da marcação a lápis; a tinta fresca vai cobrir as linhas.

Dica: Se fizer as linhas com uma linha de giz, use giz azul porque o vermelho ou o amarelo é uma cor permanente.

Dica: Se as medidas não funcionam perfeitamente, as pequenas diferenças provavelmente não serão perceptíveis, porque você começou em um canto escondido. Se você quiser uma medida mais exata, ajuste a largura das listras na parede. A diferença não será visível para o olho.

Etapa 6

Pinte por cima da linha de fita com a cor da tinta em segundo lugar, certificando-se a cobrir a totalidade da área de cada faixa.

Etapa 7

Deixe secar e retire a fita depois da parede pintada, puxando para fora da área recém-pintada.

Maria Eduarda OliveiraPublicado por: Maria Eduarda Oliveira (20 Posts)

Mãe da Pietra, esposa do Juliano, filha da Dona Marli e do Seu Otávio. Blogueira nas horas vagas e mãe em tempo integral.


Leia todas as notícias em Casa de Mulher