Casa de Mulher

Mulher Empreendedora
Você está em: Palavra de Mulher > Casa de Mulher

Como usar tapetes de sisal

Postado por | 10/06/2013

Como usar tapetes de sisalEssa fibra natural vegetal parece com juta, fibra de coco ou cânhamo. Uma das grandes vantagens do sisal é sua durabilidade e resistência, coisa que muitos materiais artificiais não podem oferecer.

Tapetes de sisal são fortes e bonitos e podem ser uma peça-chave em uma sala de estar, quarto, escritório ou no corredor.

Fibras de sisal são originárias de um cacto chamado Agave sisalana que cresce na África e aqui no Brasil. Por isso, o material prefere climas áridos. A planta tem sido cultivada por suas fibras internas, utilizadas para a produção de cordas e barbantes. Os caules fibrosos são cortados, secos e tratados para produzir comprimentos de cores neutras, usadas para os tapetes de sisal.

Uma das principais vantagens desse modelo em relação aos sintéticos é sua resistência a manchas. Dessa forma, você não precisa usar tratamentos químicos para limpeza, o que pode ser ótimo para quem tem animais de estimação ou crianças. Ele também não acumula eletricidade estática, como os tipos sintéticos fazem em dias secos e ventosos. Tapetes de sisal também são muito duráveis e apresentam pouco desgaste com a ação do tempo.

Mesmo quando comparados com outros tapetes da fibra natural, os de sisal são uma escolha inteligente, já que se mostram extremamente fortes e versáteis, sendo ideais para áreas de tráfego intenso como corredores. Existem versões mistas, com lã ou plantas marinhas , que proporcionam benefícios combinados de ambas as fibras. Um modelo com 60% lã e 40% sisal pode ser interessante para uma casa mais fria, porque traz conforto térmico aliado à durabilidade.

Os tapetes de sisal, no entanto, não são projetados para serem usados em locais de alta umidade ou áreas molhadas, como banheiros ou cozinhas. Uma vez que o sisal é um material orgânico, pode ficar com manchas de água. No entanto, no resto da casa, ajuda a regular ligeiras alterações na umidade, absorvendo o excesso no ar e soltando nos dias mais secos.

O sisal é altamente personalizável. É possível fazer bordas em tapetes de sisal em qualquer outro tecido, para dar um visual diferenciado. Uma borda de lona grossa, com uma cor básica como preto, azul, natural ou tecido cru, pode ser uma boa intervenção. Outra ideia é colocar um tecido complementar que combine com seus sofás ou cortinas.

Maria Eduarda OliveiraPublicado por: Maria Eduarda Oliveira (20 Posts)

Mãe da Pietra, esposa do Juliano, filha da Dona Marli e do Seu Otávio. Blogueira nas horas vagas e mãe em tempo integral.


Leia todas as notícias em Casa de Mulher