Mulher do Lar

Mulher Empreendedora
Você está em: Palavra de Mulher > Mulher do Lar

Diferença entre detergente em pó e detergente líquido

Postado por | 15/07/2013

Diferença entre detergente em pó e detergente líquidoIntroduzidos no mercado há cerca de 50 anos, os detergentes líquidos e em pó têm diferentes usos dentro de casa, de acordo com a necessidade. Mas, além de preferências pessoais, existem diferenças específicas entre os dois principais tipos de detergentes? Ambos parecem ter características distintas, com prós e contras. Nós explicamos para quê serve cada um deles.

O objetivo principal de um detergente é remover manchas de roupas e deixa-las limpas e prontas para uso. Assim, os principais ingredientes ativos de ambos são quase iguais, exceto os enchimentos. Na verdade, você ficaria surpresa em saber que não há virtualmente nenhuma diferença entre eles quando se trata de poder de limpeza. Se isto for verdade, então por que eles são vendidos como produtos diferenciados?

Para começar, sabão em pó é mais barato do que o líquido. Eles também vêm em uma embalagem de papelão ou embalagem conveniente que é mais favorável ao meio ambiente. Eles levam um pouco de tempo para dissolver na água, mas uma vez dissolvidos, formam uma espuma rica que ajuda na melhor limpeza das roupas. Existe uma grande diferença na quantidade de produtos químicos, pois os pós contêm mais substâncias do que os detergentes líquidos. Isto acontece devido à presença de enchimentos.

Os detergentes líquidos, por outro lado, são pré-dissolvidos e, assim, mais concentrados do que as versões em pó. Eles podem ser utilizados para um tratamento prévio das manchas que o sabão em pó não consegue fazer, porque pode manchar a cor do tecido em sua forma concentrada. Se você derrubou molho vermelho ou vinho em seu vestido branco em uma festa, pode aplicar detergente líquido diretamente sobre a área afetada do vestido para remover a mancha.

Se você está lidando com sujeira normal e lama, junto com poeira e fuligem no ambiente, detergente em pó é a escolha ideal. Isso porque detergente em pó eleva o nível de pH da água em que a roupa é lavada para ajudar em uma melhor limpeza. Adicione roupas após a dissolução do pó e trabalhe com bastante espuma, porque a adição de roupa antes poderia significar que o pó não dissolvido entre em contato com a roupa, o que poderia causar um desbotamento de cores nos tecidos.

Se as roupas têm uma mancha que é oleosa por natureza, é melhor usar detergentes líquidos que pré-tratam manchas, derramando diretamente o detergente líquido sobre o local afetado.

Os detergentes líquidos não alteram o nível de pH da água e não precisam ser dissolvidos para lavar a roupa. Mesmo roupas delicadas podem ser lavadas facilmente com detergentes líquidos sem quaisquer preocupações. É precisamente por isso que tecidos pesados, como a lã, normalmente são lavados com detergentes líquidos.

Resumindo: os detergentes líquidos são melhores na limpeza de manchas de graxa, óleo e comida, enquanto detergentes em pó são mais adequados para a sujeira e manchas de lama.

Os detergentes líquidos também atuam como uma substância de pré-tratamento, já que podem ser despejados diretamente sobre a mancha.

Os tipos em pó são mais baratos e mais eco-friendly do que os detergentes líquidos.

Maria Eduarda OliveiraPublicado por: Maria Eduarda Oliveira (24 Posts)

Mãe da Pietra, esposa do Juliano, filha da Dona Marli e do Seu Otávio. Blogueira nas horas vagas e mãe em tempo integral.


Leia todas as notícias em Mulher do Lar